sábado, 26 de março de 2011

O céu fica riscado de branco por trilhas de aviões.

clip_image002

Fonte:Jornal Zero Hora

Um fenômeno meteorológico deixou o céu de Porto Alegre riscado de branco ontem. Chamados de trilha de condensação, os riscos de vapor condensado deixados por aviões são comuns, mas permaneceram por mais tempo do que o normal.
O fenômeno é caracterizado por uma nuvem reta que se forma no rastro de uma aeronave em deslocamento a grandes altitudes. Estael Sias, da Central de Meteorologia, explica que os gases do escapamento dos aviões se resfriam ao se misturar com ar extremamente frio na altitude de cruzeiro – entre 8,5 mil e 12 mil metros da superfície, onde a temperatura oscila de -30°C a -60°C.
– Os gases quentes e úmidos do escapamento do avião se resfriam muito rapidamente ao se misturar com esse ar frio, o que pode fazer com que parte da umidade se transforme em gotículas de água, que instantaneamente se congelam na forma de cristais de gelo atrás do avião a uma distância equivalente a envergadura das asas – descreve.
A formação e permanência das trilhas de condensação estão relacionadas às condições atmosféricas. O ar precisa estar frio e úmido na altitude em que os aviões voam para que elas possam ser vistas por mais tempo. Em 3 de junho, o fenômeno foi percebido no céu de todo o Estado.
Apesar da umidade a pelo menos 8,5 mil metros da superfície, em terra o final de semana que antecede o 20 de Setembro será de sol. No sábado, a máxima em Porto Alegre deve ser de 21°C e, no domingo, de 25°C. No feriado Farroupilha, uma nova frente fria chega ao Estado, com possibilidade de temporais.

Fonte : Jornal Zero Hora – Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário